Representação digital dos dados




A representação digital da informação é, sem sombra de dúvidas, a característica mais importante de um sistema multimédia pois é ela que permite utilizar o computador como um processador simbólico. Para compreender o funcionamento de qualquer sistema informático é necessário perceber como é representada a informação nele contida. Se por um lado o software de um sistema processa toda a informação com a qual se realizam operações, por outro, o seu hardware trabalha fundamentalmente com base num sistema.

Os sinais digitais que circulam no circuito eletrónico de um computador são constituídos apenas por dois níveis de tensão elétrica, sendo o nível mais baixo associado ao número zero (0) e o nível mais alto associado ao número um (1). São estes dois níveis de tensão elétrica, aos quais associamos valores numéricos, que vão servir de base ao sistema binário utilizado pelo hardware. O sistema binário consiste, portanto, num código constituído apenas pelos algarismos 0 e 1.


Grandezas Informáticas:

O computador trabalha com várias informações que viajam no seu sistema e que necessitam de ser manipuladas e, posteriormente, armazenadas. Para que se tenha uma ideia do espaço que cada informação ocupa no sistema, utilizamos as unidades de grandeza.

   Bit (Binary digit): O dígito binário é a menor medida de informação existente. Toda a informação que se encontra num sistema informático (letras, imagens, sons...) é codificada por grupos de bits.
   8 bits = 1 byte




Curiosidade: No mundo da informática 1 KB = 1024 B no entanto, para os fabricantes de discos rígidos (entre outros) 1 KB = 1000 B.


Conversão de números:

Conversão decimal para binário:

Para se fazer a conversão de um número decimal em um número binário é necessário dividir sucessivamente o número decimal pela base 2 até se obter um quociente igual a 1. O número binário é obtido pelos restos das sucessivas divisões e lê-se de forma ascendente (tal como está representado pela seta no esquema seguinte).

Ex: 145(10) = ?(2)

                                                                                                                           145(10) = 10010001(2)
                                                   

NOTA: O quociente da última divisão (1) é incluído no número binário.


Conversão de binário para decimal:
 
Para se fazer a conversão de um número binário em número decimal é necessário colocar por ordem cada bit constituinte do número binário, multiplicá-lo pela base 2 e elevar essa base à "posição" que esta ocupa (da direita para a esquerda). Começa-se na base do primeiro bit (o que se encontra mais à direita) que se eleva a 0, de seguida eleva-se a base do bit seguinte (o que se encontra à sua esquerda) 1 e assim sucessivamente até ao último bit do número binário. O número real é obtido através da soma de todos os resultados obtidos nas diversas multiplicações efetuadas.

Ex: 100011(2) = ?(10)

                                                                                                                                   100011(2) = 35(10)

Quando nos encontramos perante números muito grandes é mais conveniente utilizar um conversor por isso aí deixamos o link de um que podes utilizar:

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Imagem (1)

Multimédia

Imagem (2)