Realidade Aumentada vs Realidade Virtual
Realidade Aumentada (AR):
Consiste na inserção de objetos e/ou imagens tridimensionais no mundo real recorrendo a camadas invisíveis geradas por software que são criadas sobre superficies e objetos existentes. É uma tecnologia não imersiva que permite uma mistura entre o mundo virtual e o mundo real possibilitando interação entre os constituintes de ambos. Tem um caráter prático, rápido e disponível de se acessar em qualquer lugar.
Consiste numa tecnologia de interface entre um usuário e um ambiente tridimensional que é gerado a partir de um computador. Este tipo de realidade tem como objetivo recrear a sensação de realidade que é conseguida através da utilização de dispositivos de interação os quais possibilitam uma experiência multissensorial em tempo real.
Os ambientes gráficos atuais apresentam boa qualidade transmitindo mais facilmente ao utilizador a sensação de realidade permitindo uma análise mais correta e cuidada da informação. Para tornar os ambientes gráficos mais realistas são utilizados:
Rendering: operação que permite interpretar equações matemáticas de objetos gráficos transformando-os em pixeis da imagem bitmap correspondente.
Mapeamento de texturas: técnica que permite aumentar o realismo das imagens consistindo na aplicação, sobre o objeto tridimensional, de imagens com texturas do mesmo.
Dispositivos utilizados na realidade virtual:
- Visualização: Capacetes de visualização ou HMD
Óculos para visão estereoscópica ou Crystal Eye
Oculus Go
- Controlo e manipulação: Luvas de dados
Spacemouse e ringmouse
Teclado
Joystick
Fatos de realidade virtual
Comandos e balance board WII
- Audição: Headphones
- Visualização/controlo e manipulação: Monitor
Está aqui o link de um video no qual podemos perceber em que consiste o Oculus Go:
Webgrafia:
Apontamentos das aulas
https://pplware.sapo.pt/multimedia-2/realidade-virtual-vs-realidade-aumentada-descubra-as-diferencas/
Comentários
Enviar um comentário