Cidadania digital





A Cidadania Digital é, acima de tudo, saber agir como cidadão também em ambiente virtual, respeitando as normas de conduta, direitos e deveres que são estabelecidos podendo esta ser dividida pelos seguintes domínios:

1)Acesso digital: pode ser entendido como a facilidade em ter acesso a equipamentos informáticos. O estado Português fez um investimento na compra de equipamentos informáticos para as diversas escolas (nomeadamente computadores) de modo a equipar salas e espaços proporcionando a toda a comunidade escolar uma maior comodidade (especialmente para quem não têm acesso a estes meios fora do contexto escolar).

2)Comunicação digital: define a estratégia e as ações de comunicação a serem realizadas na web, redes sociais e dispositivos móveis. A "Era Digital" facilitou o modo como as pessoas comunicam sendo hoje possível comunicar com alguém a qualquer hora do dia e em qualquer lugar do globo através de serviços disponibilizados como, por exemplo, o email.

3)Comércio digital: consiste na compra, venda ou troca de produtos e/ou serviços que é realizada através de plataformas que podem ser encontradas na Internet. O comércio digital revolucionou o mundo e, ainda hoje é possível assistir à sua expansão existindo já vários consumidores e inúmeras empresas que apresentam um vasto leque de produtos e/ou serviços.

4)Direito e responsabilidade digital: consiste em respeitar os diversos utilizadores dos meios digitais e respeitar as normas de conduta indicadas na lei digital.

5)Etiqueta digital: conduta correta dos usuários ao conectarem-se à tecnologia como por exemplo:
   - Não utilizar linguagem incorreta com os outros utilizadores;
   - Não divulgar informações de outros utilizadores sem a sua autorização;

6)Lei digital: conjuntos de regras e princípios, deveres e direitos que visam reger e "controlar" o comportamento dos usuários, fazendo da Internet um lugar mais civilizado e tolerante.

7)Literacia digital: refere-se às competências, à destreza e ao conhecimento individual que é necessário para fazer um uso adequado e seguro dos meios tecnológicos. Em Portugal existem as disciplinas de TIC (tecnologias de informação e comunicação) e de Aplicações Informáticas que visam a ensinar e ajudar os estudantes a desenvolverem as competências necessárias para pensar criticamente sobre o que encontram no mundo digital e a escolher opções seguras e responsáveis.

8)Segurança digital: consiste na proteção de dados pessoais que os usuários da Internet devem fazer previamente recorrendo a ferramentas tecnológicas que existem para tal como, por exemplo, os antivírus. Estamos na "Era Digital" e, portanto, existe uma necessidade de alertar as pessoas (nomeadamente os jovens) para os perigos da Internet e ensinar como navegar seguramente na mesma, por isso as escolas têm investido também em palestras sobre estes temas que podem ser dadas por entidades (como por exemplo a Segura Net).

9)Saúde e bem-estar digital: bem-estar físico e emocional relacionado com o uso das tecnologias. Os utilizadores devem adotar cuidados considerando vários fatores que possam afetar a sua saúde:
   - Evitar estar demasiado tempo em frente a um computador ou a um telemóvel;
   - Adotar uma postura correta aquando da utilização de dispositivos eletrónicos;


Webgrafia:

Apontamentos da aula

https://pt.wikipedia.org/wiki/Cidadania_digital

https://www.google.pt/search?q=cidadania+digital&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ved=0ahUKEwjusPGGufDfAhWOlhQKHWkZAJ4Q_AUIDigB&biw=1280&bih=687#imgrc=LxFEo0MuELE5LM:


Comentários

Mensagens populares deste blogue

Imagem (1)

Imagem (2)

Padrões de codificação de caracteres