Multimédia
“Multimédia designa a combinação, controlada por computador, de texto, gráficos,
imagens, vídeo, áudio, animação e qualquer outro meio, pelo qual a informação possa ser representada, armazenada, transmitida e processada sob a forma digital, em que existe pelo menos um tipo de média estático e um tipo de média dinâmico.”
Fluckiger, 1995 e Chapman & Chapman, 2000.
Tipos de Media:
Podemos distinguir os tipos de media existentes quanto à sua natureza espácio-temporal e
quanto à sua origem.
Quanto à natureza espácio-temporal, os media podem ser considerados como estáticos ou dinâmicos.
Media Estáticos: agrupam elementos de informação independentes do tempo alterando apenas a sua dimensão no espaço.
O texto é o meio adequado para transmitir informação essencial de um modo preciso e é também uma das formas principais da comunicação assíncrona, ou seja, a comunicação desfasada no tempo como, por exemplo, os livros, os jornais, as revistas, as mensagens de SMS e o correio eletrónico.
As imagens bitmaps são mais simples do que os modelos gráficos. São imagens não corrigíveis, pois o modo como se representam não contém informação estrutural. Isto significa que a representação bitmap não descreve a imagem recorrendo a modelos matemáticos, mas apenas em termos de cor e brilho dos vários pixéis que constituem a imagem. As imagens podem ser resultado de um processo de captura do mundo real ou podem ser geradas inteiramente por computador.
Os gráficos são constituídos por linhas e curvas definidas matematicamente. Uma vantagem deste tipo de representação gráfica reside na facilidade de manipulação das formas ou objetos desenhados sem perda de informação, sendo especialmente indicada para a criação de logótipos, símbolos gráficos, botões para aplicações interativas e ícones, pois estes requerem uma boa definição das linhas, independentemente da sua escala, visto que representam informação cuja compreensão é crítica.
Media Dinâmicos: agrupam elementos de informação dependentes do tempo. Nestes casos, uma alteração temporal, conduz a alterações na informação transmitida pelo respetivo media.
O áudio corresponde à reprodução eletrónica do som, quer no formato analógico (cassetes ou discos de vinil), quer no formato digital.
O vídeo é uma representação eletrónica de uma sequência de imagens. As imagens que constituem a sequência de vídeo designam-se por fotogramas ou frames. O intervalo de tempo que decorre entre a apresentação de dois frames sucessivos é constante.
A "animação" não se resume simplesmente a atribuir movimento a personagens desenhados. De facto, a animação começou por ser um media exclusivamente destinado ao entretenimento mas foi crescendo até se tornar numa das formas mais eficazes e expressivas para comunicar uma determinada ideia.
Quanto à sua origem, podemos classificar os tipos de media existentes como sendo capturados ou sintetizados.
Os capturados são aqueles que resultam de uma recolha do exterior para o computador como, por exemplo, o vídeo, o áudio e a fotografia. Enquanto que os sintetizados são aqueles que são produzidos pelo próprio computador através da utilização de hardware e software específicos como, por exemplo, o texto, o gráfico e a animação.
Modos de divulgação:
Online: significa a disponibilidade de uso imediato dos conteúdos multimédia. Pode ser efetuada por exemplo, através da utilização de uma rede informática local ou da WWW (World Wide Web).
Offline: é efetuada através da utilização de suportes de armazenamento, na maioria das vezes do tipo digital. Neste caso, os suportes de armazenamento mais utilizados são do tipo ótico, CD e DVD.
Webgrafia:
Apontamentos das aulas
https://conceito.de/multimedia
Comentários
Enviar um comentário