Texto
Em tipografia, o termo fonte refere-se geralmente a um tipo (ou família tipográfica) de um determinado tamanho. Um tipo é, portanto, um conjunto de desenhos correspondentes aos caracteres específicos de cada idioma que são utilizados para reproduzir textos no ecrã e na impressão.
As fontes tipográficas são armazenadas em ficheiros específicos onde são descritas todas as suas características "físicas". Compreendem um vasto conjunto de desenhos como por exemplo letras, números, sinais de pontuação e outros ideogramas relativos à linguagem em questão, corretamente traçados segundo um conjunto de características. As fontes são identificadas por nomes e classificadas segundo determinadas famílias. A um agrupamento de caracteres cujos traços e detalhes são semelhantes dá-se o nome de família tipográfica. Duas das famílias mundialmente mais conhecidas são a Helvética (Arial) que faz parte da família das fontes sem serifa e a Times que faz parte da família das fontes com serifa.
A classificação dos tipos em serifa e não-serifa é considerado o principal sistema de diferenciação de letras.
As letras com serifas são aquelas que contêm pequenos prolongamentos que ocorrem no fim das extremidades das letras. As serifas são utilizadas para aumentar o contraste e o espaçamento entre letras diferentes por isso, geralmente são utilizadas em blocos de texto como por exemplo o romance, uma vez que as serifas tendem também a guiar o olhar do leitor através do texto.
As letras sem serifas são conhecidas também por "letras grotescas" e servem para dar ênfase ao texto por isso, geralmente são utilizadas em títulos e chamadas pois valorizam cada palavra individualmente e tendem a ter uma maior presença para os olhos uma vez que são mais "limpas".
Apesar da classificação dos tipos de letras anteriormente explicada ser considerado o principal sistema de diferenciação das mesmas existe outro tipo de classificação:
Fontes bitmapped: são guardadas como uma matriz de pixéis, por isso quando são ampliadas, perdem qualidade. São elaboradas com uma resolução e tamanho específicos para uma impressora específica, não podendo ser escaladas portanto se determinada impressora não suportar fontes bitmapped estas não podem ser impressas. As cinco fontes bitmapped são: MS Sans Serif; Courier; Small; Symbol
A Courier é uma das fontes mais utilizadas no mundo e consiste numa fonte tipográfica monoespaçada que pertence às fontes bitmapped. É uma fonte inserida na família das serifadas, foi criada em 1955 por Howard G. Kettler e foi projetada para se assemelhar a saída de uma batida de máquina de escrever. Atualmente este tipo de fonte suporta duas variantes: Courier New e Courier Standard.
Fontes escaladas: são definidas matematicamente e podem ser interpretadas (rendering) para qualquer tamanho e contêm informação suficiente para construir os seus próprios contornos através de linhas e curvas que são preenchidas para apresentarem um aspeto sólido de formas continuas. Tipos de fontes escaladas: Type 1; True Type; Open Type
A Times New Roman é um tipo de fonte escalada. Consiste numa família tipográfica serifada criada em 1932 para uso exclusivo do jornal "The Times of London" e é considerada um dos tipos mais utilizados em todo o mundo devido ao facto de ser a fonte padrão em diversos processadores de texto. Esta fonte ficou reservada para uso exclusivo do jornal, porém, após um ano foi lançada no mercado permitindo a sua utilização por um maior número de pessoas.
- Nuvens de palavras criadas com: https://wordart.com/
Comentários
Enviar um comentário