Imagem (2)

Para que um sistema gráfico possa reproduzir as cores de forma fidedigna é necessário criar modelos que as representem  tendo em conta diversos fatores dos quais se destacam a natureza do olho humano, da luz e da cor. Os modelos de cor fornecem-nos então métodos que permitem especificar uma determinada cor no entanto, quando se utiliza um sistema de coordenadas para determinar os componentes de uma determinada cor, estamos a criar o seu espaço de cor. Atualmente os modelos de cores existentes são:


Modelo RGB




O Modelo RGB é um modelo aditivo que nos permite exibir imagens de cor em monitores de computadores e ecrãs de televisão. Descreve todas as cores como uma combinação das três cores primárias da luz: Vermelho (Red); Verde (Green) e Azul (Blue). Uma cor neste modelo pode ser descrita pela indicação da quantidade de vermelho, verde e azul que a constituem, representando-se por um conjunto de valores numéricos que podem variar entre um mínimo (completamente escuro, ou seja, a ausência de cor) e um máximo (branco, ou seja, a sobreposição das três cores primárias).

Conceitos relacionados com este modelo:

Modelo aditivo: explica a mistura dos comprimentos de onda de qualquer luz emitida. É um modelo no qual a luz é projetada num ecrã.

Píxel: unidade elementar de brilho e de cor que constitui uma imagem digital.

Complementaridade de cores: uma cor complementar de uma determinada cor primária é a aquela que obtemos quando é efetuada uma rotação de 180º num anel de cor.


Modelo CMYK








O Modelo CMYK é originado através do modelo CMY (Cyan, Magenta, Yellow) ao qual foi acrescentada a cor preta (BlacK). Este modelo é do tipo subtrativo, descrevendo todas as cores existentes como uma combinação das três cores primárias: o ciano, o magenta e o amarelo. A cor preta foi adicionada a este modelo por ser mais fácil a sua obtenção quando impressa em papel do que recorrendo à mistura de todas as cores primárias. O modelo CMYK é utilizados em equipamentos de impressão (impressoras, fotocopiadoras), em pintura e em fotografia.

Conceitos relacionados com este modelo:

Modelo subtrativo: explica a mistura de pinturas e tintas para criarem cores que absorvem alguns comprimentos de onda da luz e refletem outros. Assim, a cor de umm objeto corresponde à luz refletida por ele e que os olhos recebem.

Curiosidade: As cores primárias do modelo CMYK são as cores secundárias do modelo RGB e as cores secundárias do modelo RGB são as cores secundárias do modelo CMYK.


Modelo HSV





O Modelo HSV é  definido pelas grandezas tonalidade(Hue), saturação(Saturation) e valor(Value) sendo o valor da grandeza que representa a luminosidade ou o brilho de uma determinada cor. Este modelo baseia-se na perceção humana da cor, ou seja, para se obterem as várias cores das pinturas combinam-se as propriedades tonalidade com os elementos de brilho e saturação tornando mais fácil o manuseamento de cores em função de tons e sombras. O modelo HSV é utilizado na mistura de cores do ponto de vista artístico.

Conceitos relacionados com este modelo:

Tonalidade ou matriz: é a cor pura com saturação e luminosidade máximas e exprime-se num valor angular compreendido entre 0º e 360º.

Saturação: indica a maior ou menor intensidade da tonalidade, ou seja, indica se se trata de uma cor esbatida (cinzenta) ou uma cor forte (pura) e exprime-se num valor percentual compreendido entre o 0% e o 100%, sendo 0 % indicador da inexistência de cor ou de aproximação aos cinzentos. Uma cor saturada ou pura não contém a cor preta nem a cor branca.

Valor: traduz a luminosidade ou o brilho de uma cor, isto é, diz-nos se uma cor é mais clara ou mais escura, indicando também, a quantidade de luz que esta contém.

Crominânica: conceito relacionado com as diferentes formas de representar as cores. É constituída pela tonalidade e saturação que fornecem informação relativa à cor.

Luminância: conceito relacionado com as diferentes formas de representar as cores. É constituída pela perceção da luminosidade (luz refletida) e do brilho (luz emitida).


Modelo YUV





O Modelo YUV tem em conta uma característica que nenhum dos modelos anteriores tem, ou seja, tem em conta uma propriedade da visão humana que a torna mais sensível às mudanças de intensidade da luz do que da cor. Este modelo foi criado a par do desenvolvimento da transmissão de sinais de cor de televisão, é baseado na luminância e permite transmitir componentes de cor em menos tempo do que seria necessário caso se utilizasse o modelo RGB. Graças a este modelo é possível representar tanto uma imagem a preto e branco como uma de cor de uma forma independente utilizando apenas a luminância e reduzindo bastante a informação que seria necessária em outro modelo. O Modelo YUV é adequado às televisões a cores pois permite enviar informação da cor separada da informação da luminância e permite uma boa compressão de dados porque alguma informação da crominância pode ser retirada sem implicar grandes perdas na qualidade de imagem.

Webgrafia:


Apontamentos da aula

https://www.google.pt/search?biw=1280&bih=864&tbm=isch&sa=1&ei=Z8PqW7zMDurAgAaU356gCg&q=MODELO+rgb&oq=MODELO+rgb&gs_l=img.3...162915.164266.0.164502.4.4.0.0.0.0.96.340.4.4.0....0...1c.1.64.img..0.0.0....0.YYJEQM3xyeM#imgrc=iQOCpua1KsDG0M:https://www.google.pt/search?biw=1280&bih=864&tbm=isch&sa=1&ei=tsLqW43jC8_ikgWNvIrwBw&q=Modelo+cmyyk&oq=Modelo+cmyyk&gs_l=img.3...1958423.1962994.0.1963231.8.7.1.0.0.0.78.500.7.7.0....0...1c.1.64.img..0.0.0....0.RbPw-009Rw0














Comentários

Mensagens populares deste blogue

Imagem (1)

Multimédia