Formatos de ficheiros
Existem diversos formatos para guardar os ficheiros de imagens digitais e diversos programas que têm que possuir capacidades para os ler e armazenar. Os programas existentes trabalham com imagens do tipo: bitmap (programas que trabalham com imagens baseadas num mapa de bits) e vetoriais (programas que trabalham com imagens baseadas em fórmulas matemáticas).
Compressão: permite reduzir a redundância dos dados armazenados de forma a armazená-los e transmiti-los de forma mais eficiente. As técnicas de compressão de imagens são:
1. Compressão sem perdas, quando se efetua uma compressão seguida de descompressão na qual os dados da imagem são preservados;
2. Compressão com perdas, quando se efetua uma compressão seguida de descompressão que conduz à perda de alguma da informação contida na imagem.
Tipos de formatos para imagens bitmap:
BMP - Abreviatura de "Bitmap" consiste no formato mais comum e, até ao momento, não possui nenhum algoritmo de compressão.
GIF - Abreviatura de "Graphics Interchange Format" que foi criada em 1987 porém apenas em 1989 é que passou a suportar as animações. Consiste num formato de compressão sem perdas, ou seja, não perde qualidade quando é alterado o seu tamanho. São um tipo de ficheiros que ocupa pouco espaço no computador e são excelentes para o desenvolvimento de páginas web e devido a particularidades como a transparência, animação e entrelaçamento. Apesar da sua fama, o GIF só suporta 256 cores (8 bits de cores).
JPEG - Abreviatura de "Joint Photographic Experts Group" considerado como um dos formatos mais leves porque possibilita a compressão de arquivos porém com perdas que resultam na diminuição da qualidade da imagem. É um formato especial para trabalhar em páginas web pois são ficheiros que ocupam pequenos espaços sendo, por vezes, menores do que os do formato GIF.
PDF - Abreviatura de "Portable Document Format" que é muito utilizado para converter e comprimir documentos quando surge necessidade de os enviar apenas e exclusivamente para leitura.
PNG - Abreviatura de "Portable Network Graphics" que é considerado como uma alternativa ao GIF. É ideal para ser utilizado em imagens gráficas uma vez que permite utilizar transparências sem nenhum problema e também é capaz de suportar cores com uma profundidade até 48 bits. Consiste num formato de compressão sem perdas mas que não comporta animação.
Comentários
Enviar um comentário